sábado, 25 de julho de 2009

News - Novas obras de Mozart


Obras inéditas de Mozart são descobertas
A Fundação Mozarteum Internacional, divulgou nesta quinta feira (23) que foram encontradas duas novas peças para piano de W.A.Mozart. As partituras serão expostas na coletiva que será feita no dia 2 de Agosto, e nessa ocasião, mais detalhes sobre as obras serão apresentadas. Segundo a fundação, os pesquisadores já estavam tentando confirmar a autoria da obra há alguns anos.
Não é a primeira vez que novas obras de Mozart são descobertas. Em Setembro do ano passado, foi descoberta também uma obra de Mozart em uma biblioteca na França e a fundação Mozarteum acabou por reconhecer a autenticidade da obra.



"Já pensou a sensação de ter em mãos uma obra inédita de Mozart? Eu fico pensando, na verdade, menos no que elas trazem musicalmente e mais na história por trás delas. Quando foram escritas? Por que se perderam? Como? Será que caíram embaixo de um armário? Ou ficaram perdidas em algum calhamaço de partituras, esperando séculos até alguém prestar atenção nelas? Já pensou? Você na sua casa em Salzburgo e um Mozart inédito em um baú do seu sótão? Tá, viajei..." (João Luiz Sampaio, Estadão Seção: Notícias, Idéias soltas)

Tudo indica que o cravista Florian Birsak é quem deve tocar as novas músicas, pela primeira vez, no piano que pertenceu a Mozart, na antiga residência onde morou a família do compositor, em Salzburg, cidade natal do músico.

Mozart, nascido em Salzburgo, começou a compor aos cinco anos, e tem mais de 600 trabalhos conhecidos entre óperas e músicas de câmara, além de concertos para piano e peças para coral. A fundação Mozarteum Internacional foi fundada como entidade sem fins lucrativos em 1880 para valorizar a vida e obra de Mozart, por meio da realização de concertos, manutenção de museus e promoção de pesquisas sobre o compositor, que nasceu em Salzburgo em 1756 e morreu em Viena em 1791, aos 35 anos.

Agora só nos resta esperar e torcer para que alguém publique logo a partitura e também grave o cd para que possamos conhecer a obra um pouco melhor.

Abraço a todos,

John Blanch

5 comentários:

  1. A gente nao tem nenhuma pista de que tipo de peça para piano/cravo sao estas 2? Sao uns fragmentos, com meia dúzia de compassos ou como sonatas inteiras, com páginas e mais páginas?

    ResponderExcluir
  2. Isso só vamos saber amanha(2 de agosto), no pronunciamento da coletiva de imprensa da fundaçao Mozarteum Internacional.

    ResponderExcluir
  3. Amanhã eu vou passear em Salzburg e vou tentar conseguir entradas para alguns concertos. Como moro perto, sempre estou em contato com as obras do Mozart. Apenas fico triste pq eu não sei tocar nenhum instrumento....

    ResponderExcluir
  4. Meu deus!!
    Deve ser um sonho morar em lugares como esse!!

    ResponderExcluir
  5. [john babando...] hohoho

    ResponderExcluir