sexta-feira, 25 de junho de 2010

O dia que a música tomou conta de Paris....

Concerto sob a pirâmide do Louvre
Apesar da precoce e inesperada eliminação da França na Copa do mundo, nessa última semana, os franceses resolveram esquecer a catástrofe esportiva e foram festejar a aguardada "Fête de La Musique" (Festa da Música), que tomou conta da cidade e fez Paris praticamente parar.

Durante o dia inteiro, além de concertos gratuitos, diversos músicos saíram com seus instrumentos para tocar pelas ruas de Paris. Em cada quarteirão encontrava-se uma deliciosa surpresa.  A música estava no ar e a cidade ganhou cor, ganhou charme, ganhou vida.

A Orquestra de Paris, em colaboração com o museu Du Louvre, fez um concerto gratuito bastante especial no átrio subterrâneo sob a grande pirâmide de vidro do museu com um repertório bastante jazzístico que homenageou alguns compositores americanos como John Adams, Leonard Bernstein e George Gershwin. Algumas horas antes do concerto começar, uma multidão já estava aglomerada na fila que dava a volta pela parte exterior do museu.

A noite começou a cair e podíamos ver através do vidro da pirâmide as luzes que se acendiam da cidade. Quando a música começou e confesso que  me emocionei, não necessariamente pelas obras apresentadas ou até mesmo pela o concerto em sí, mas sim por ter a oportunidade de presenciar um momento especial e ter uma experiência inesquecível em assistir um concerto de qualidade em um dos mais célebres museus do mundo: um lugar que apesar de não ter uma acústica maravilhosa, possui uma história incontestável e uma energia incomparável.

Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário