domingo, 23 de maio de 2010

Don Giovanni nas salas de cinema

A partir de 12 de Maio de 2010, Carlos Saura apresenta um novo filme sobre a criação da ópera Don Giovanni de Mozart. Tudo começa em Veneza, 1763, quando o jovem Daponte e Casanova cruzam uma estátua gigante na gondola em um canal obscuro e eles resolvem escrever sua própria versão de Don Giovanni com a ajuda de um músico à altura: W.A Mozart.

O diretor do filme faz de um mito lírico, uma obra à três vozes, onde os episódios da vida íntima de cada um deles inspira e conduz finalmente a concepção da ópera. 

Para Casanova, Don Giovanni é uma figura triunfal e independente vivendo uma vida sem moral e sem sentimentos. (contra religião e a monarquia). Para Daponte, criar o personagem Don Giovanni é como, de uma certa maneira, se ver no espelho. Para Mozart é uma nova partitura que ele conhece através de Salieri  e a "devora". (Há obviamente um paralelo entre a relação entre Mozart e a figura autoritaria de seu pai e Don Giovanni e o comandante.)

"Io, Don Giovanni", filme de Carlos Saura com a participação de Lorenzo Balducci (Daponte), Lino Ganciale (Mozart), Emilia Verginelli (Annetta), Tobias Moretti (Casanova), Ketevan Kemolidze (Adriana Ferrarese/Elvira), Sergio Foresti (Leporello), Borja Quiza (Don Giovanni), Cristina Giannelli (Catarina Cavalieri, Anna), Ennio Fantastichini (Salieri)...Vittorio Storaro (diretor de fotografia). Nas salas de cinema da frança a partir de 12 de Maio 2010

Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)
 

Um comentário:

  1. No filme "Amadeus" o Dom Giovani em questão é explicitamente citado por Salieri como sendo a invocação que o próprio Mozart faz do pai já falecido.Muito interessante vou procurar pra assistir depois passo por aqui pra dizer se gostei rsrsrss

    @jftenor

    ResponderExcluir