quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Nova visão - Dimitri Shostakovich e a Sinfonia n.9


---------------------------------A HISTÓRIA---------------------------------
A Sinfonia n.9 em Mi bemol menor, Op.70
Sempre que ouvimos dizer em Nona sinfonia, qual é a primeira coisa que nos vem à cabeça? Sem sombra de dúvidas nós lembramos de Beethoven, e em seguida Mahler, Bruckner, Dvorak e suas nonas sinfonias que são consideradas obras-primas do repertório sinfônico.



Praticamente todos os compositores sempre tiveram um pequeno "receio" em criar uma nona Sinfonia (afinal, ela seria comparada com as outras grandes nonas sinfonias já existentes).

Após o compositor russo,Dimitri Shostakovich(1906 - 1975)compor verdadeiros monumentos artísticos (a Sétima e a Oitava Sinfonia), chegou a vez de compor, em 1945, a Nona Sinfonia.

Em 1945, a segunda guerra mundial tinha acabado de terminar, e a União Soviética tinha saído vitoriosa. Era de se esperar que Shostakovich compusesse uma nona sinfonia imponente, grandiosa, cheio de poderes heróicos e hinos nacionalistas, mas o que vemos nessa nona sinfonia é exatamente o oposto: Uma obra "pouco pretensiosa", sem seriedade evidente, e cheia de motivos "brincalhões" e "bem humorados" que resgatam elementos “formais” das sinfonias clássicas, principalmente de Haydn (que de todos os compositores do classicismo é considerado o menos “Sinfônico” de todos!) O que seria isso? Shostakovich ficou louco?! rs

A “estranha” sinfonia possui 5 movimentos, dura aproximadamente 25 minutos e é considerada por muitos, uma espécie de protesto contra os terrores de Stalin e o receio dos compositores em criarem uma “nona sinfonia” tão boa quanto as de Beethoven, Mahler, Dvorak e assim por diante.

A sinfonia possui dois movimentos sérios, que aparecem como uma “surpresa”, que apesar de tudo, são considerados como a grande ironia da peça (como disse na análise da obra, a surpresa é a base de qualquer comédia*). Como era de se esperar, Shostakovich foi censurado pelo partido comunista (pois a sinfonia contrariava o Realismo Soviético) e Stalin chegou a dizer que "a peça não passava de mero capricho burguês".
*Bernstein

------------------------------------------------------------------------------
mov. 1
mov.2
mov.3
mov.4
mov.5
---------------------------------A MÚSICA---------------------------------

PRIMEIRO MOVIMENTO
O primeiro movimento é inspirado na forma clássica de Haydn e é extremamente cômico e alegre. O começo do movimento é como uma brincadeira entre os instrumentos de sopro e as cordas.
O caráter alegre do movimento, os ornamentos (principalmente os trinados), os motivos rítmicos e o tema "stacatto" nos fazem lembrar Haydn.

*Como o primeiro movimento dessa sinfonia tem a forma sonata, ela está dividido em 3 partes:
-Exposição (onde os 2 temas são expostos)
-Desenvolvimento (onde o tema é desenvolvido)
-Reexposição (onde os temas são expostos novamente)


Exposição: (00:00 - 01:20)
A exposição está dividida em dois grandes grupos temáticos que para facilitar vou chamar de "caráter haydiano"e "caráter militar."

(00:00 - 00:43) A melodia principal, de caráter haydiano, é executada 2 vezes e o fim dele é marcado pela entrada triunfal do trombone, dando início a uma espécie de marcha militar.

(00:43 - 01:20)A marcha militar é formada pelo picollo (que, a meu ver, da um tom menos "sério" à marcha) e pela marcação precisa da percussão (bem característico dos militares).
Após a pequena marcha militar ser executada 2 vezes, os clarinetes fazem uma pequena frase, que considero de caráter cômico, e novamente voltamos à entrada triunfal do trombone e ao ambiente militar (pela última vez na exposição)

PS:como disse no tópico da sessão "descobrindo a flauta", o picollo é um instrumento muito usado em banda militar. O exército suíço, por exemplo, usava o picollo como uma espécie de sinalização.

(1:20 - 2:37)Como essa é a exposição do primeiro movimento de uma sinfonia em forma sonata, tudo se repete novamente e apenas depois disso que o desenvolvimento começa.

Desenvolvimento: (2:37 - 3:41)
No desenvolvimento o ambiente parece mudar drasticamente e o que parecia ser uma brincadeira vira algo muito mais dramático. O desenvolvimento é uma mistura do caráter militar e o caráter haydiano (porém, dessa vez, muito mais sério).

(02:56)Quando a mesma melodia que era feita pelos violinos, passa para os cellos tenho a impressão que algo grandioso parece estar por vir. É um suspense que sempre me faz remexer da cadeira.

(03:14 - 03:33)Tudo parece estourar quando os metais entram com o som e melodia bem característico de Shostakovich.

Reexposição: (3:41 - final)
Quando a melodia da exposição volta, podemos notar que agora as cordas estão acompanhadas pelos metais e tímpano (dando um tom muito mais pesado).

Agora vamos lembrar juntos: No começo do movimento eu disse que a exposição era dividida em dois (o que para simplificar chamei de caráter haydiano e caráter militar)

O caráter haydiano sempre acabava com a entrada triunfal do trombone certo? Agora repare nessa reexposição. Qual é a sensação que você tem quando escuta as diversas entradas do trombone, mas a orquestra continua no "caráter haydiano"? (3:51) A impressão que dá é de que o trombonista está com tanta vontade de fazer sua entrada triunfal, que acabou se atrapalhando e entrou antes!!!Só que as trapalhadas deles são ao todo seis!! Apenas na sétima entrada (04:08)que ele "acerta", e da início ao tema com caráter militar (com a única diferença que o picollo não faz mas a melodia principal, e sim o primeiro violino)

Shostakovich fez isso propositalmente, e essa é considerada a "piada" musical: As seis falsas entradas do trombone.

SEGUNDO MOVIMENTO
O melancólico segundo movimento da sinfonia contrasta bastante com o divertido e cômico primeiro movimento e "se encaixa perfeitamente nessa comédia de 5 atos" (Bernstein). O movimento também está dividido em dois grandes grupos temáticos que para facilitar vou denomina-los (mesmo sendo equivocado) como "Recitativo" e "Valsa".

(00:00 - 02:18) O recitativo começa com um lindo e frágil solo de clarinete, desenvolvido pelas flautas e terminado, novamente, pelo clarinete. Tudo isso acompanhado pelo pizzicato dos contrabaixos e é constantemente interrompido por pequenas pausas/respirações ao longo do movimento. É interessante ressaltar que esse começo não é formado por nenhuma harmonia explicita (o nosso cérebro que deduz ela). Para mim, é um ambiente triste, calmo e ao mesmo tempo trágico.

(02:18 - 03:20)Na Valsa, aparecem as primeiras tríades (acordes)que ficam subindo e descendo cromaticamente em busca de algo, criando uma espécie de "valsa fúnebre" bem fantasmagórica (Bernstein chegou a comentar que esse momento lembra um pouco a valsa triste de Sibelius).
As tríades que não param de subir, junto ao som inquieto dissonante, fazem com que o ambiente fique mais tenso e intenso a cada compasso.

(03:20 - 03:48) Após atingir o seu "auge" de tensão, ocorre uma espécie de transição para o primeiro tema.

(03:48 - 04:34) O recitativo volta com a mesma melodia melancólica, só que dessa vez, iniciada pela flauta e terminada pelas trompas.

(04:34 - 05:42) A valsa retorna e é tocada 2 vezes e é seguida de uma transição para o primeiro tema.

(05:42 - fim) O recitativo volta com o tema melancólico novamente, só que dessa vez, iniciada pela flauta e terminada pelo picollo (A prova de que o instrumento picollo não é sinônimo de tutti orquestral ou fortíssimos)

Esse movimento mostra uma tristeza que muitos consideram como o reflexo da experiência que Shostakovich teve, no período de guerra, nas mãos de Stalin.

TERCEIRO MOVIMENTO
No decorrer dos próximos movimentos, a "brincadeira" e o caráter cômico retornam. Embora de maneira diferente, eles sempre têm alguma "piada" musical no meio. (Os movimentos não são executados com pausa entre eles, mas como estamos analisando-os, achei melhor dividi-los)

Podem me chamar de louco, eu deixo, mas vou dar um ponto de vista diferente sobre a obra. As vezes faço isso inconscientemente quando ouço alguma música (essa é a beleza da música clássica, que facilmente nos faz "imaginar" e "viajar" entre as melodias):
Vamos supor que esse movimento esteja ligado a perseguição comunista (principalmente Stalin) às obras de Shostakovich...

Quando a música começa com o "divertimento" dos sopros, a impressão que tenho é de que Shostakovich está tramando algo polêmico e se diverte com isso. Quando ele acaba de fazer esse "algo polêmico", ele começa a fugir (movimento, marcado pelas cordas em ritmo bem marcado(00:18), seguido pelos sopros(00:25)). Shostakovich parece gostar da perseguição, que começa aos poucos ficar cada vez mais intensa,perigosa e envolvendo mais pessoas. Porque eu acho que cada vez fica mais intensa e perigosa?

-Primeiro eram só os sopros (00:33)
-Depois entram as cordas em fortíssimo (00:52)
-Depois entra o solo imperial do trompete (01:12)
-Agora entram os trombones (01:28)
-Entra a percussão (01:40) -> Para mim é o exército que chega tarde demais e Shostakovich consegue fugir pois aos poucos a música começa a perder "sentido" e "direção", que ao meu ver podem simbolizar esse exército "sem rumo" cada vez distanciando-se mais.

Sim, talvez eu tenha "viajado" demais agora, mas ouvir a sinfonia com esses pensamentos não a torna muito mais marcante e interessante??

QUARTO MOVIMENTO
O quarto movimento começa com uma grande surpresa: o maestoso e feroz solo dos trombones que muitos acreditam ser, novamente, uma representação de Stalin.

Bernestein acredita que esse solo de trombone seja apenas uma nova "tiração de sarro", isto é, Shostakovich sabia que ele deveria compor uma nona sinfonia totalmente diferente, muito mais "grandiosa" e séria (como esse solo do trombone), mas ele simplesmente não quer fazer algo grandioso e resolve "tirar sarro", fazendo referência à 9ª sinfonia de Beethoven [representado pelas primeiras duas notas do solo do fagote (00:36)]

Você ainda não acredita que Shostakovich estava sendo irônico?? Vamos ver:

(01:32)O solo dos trombones entra novamente, muito mais maestoso e em seguida Shostakovich se recusa a fazer algo sério e grandioso e "tira sarro", fazendo referência à 9ª sinfonia de Mahler! [representado, outra vez, pelo solo do fagote (02:12)]

Se depois disso você ainda não acha que essa sinfonia é cômica, não sei o que mais poderia ser. Essa sinfonia é genial e Shostakovich é demais!! rs

QUINTO MOVIMENTO
"Aos poucos aquela melodia pesada do fagote no quarto movimento transforma-se novamente em um divertimento que é completado ao decorrer do movimento pela orquestra e aos poucos vai acelerando o movimento até transformá-lo em uma espécie de cancan de Offenbach (Bernestein) "


Um Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)

Nenhum comentário:

Postar um comentário