domingo, 21 de junho de 2009

Nova visão - Hindemith


--PAUL HINDEMITH & CONCERTO PARA CELLO--
Paul Hindemith é um dos mais influentes compositores da música moderna. Ele nasceu na Alemanha e se formou como violinista e violista. Até 1920, ele "sobrevivia" muito mais como instrumentista do que como compositor. Ele foi o percurssor da musica "neo-clássica", assim como Shoenberg e Stravinsky (música parecida com o expressionismo, influente na Alemanha).

A década de 1920 é marcada pela conseqüência da 1ª Guerra Mundial, que a Europa sofria, e a ascensão do Nazismo; Após a Crise de 29, o surgimento do Fascismo italiano etc.). Na música, os compositores tentavam demonstrar as forças "psíquicas" do homem.

Em 1923, Hindemith compõe a Klaviermusik, que é uma agógica do barroco, reproduzindo o concerto grosso, mas criando uma obra muito rica que é ao mesmo tempo "familiar", e ao mesmo tempo "estranha"(é como dizer que ele criou uma gramática moderna, para um gênero antigo). Na época foi muito bem recebida e a partir dai ele começou a fazer grande sucesso. As músicas deles são Atonais e ele cria um novo sistema musical. (além de fazer tríades, usando só intervalos de 3ª, ele usa acordes que só possuem intervalos de 4ª.)

Em 1930 passou por "problemas: o Partido Nacional Socialista, fazia concertos com músicas de compositores negros, judeus etc.. mas o principal objetivo deles era de conseguir degredar e até humilhar essas composições. A obra de Hindemith foi colocada lá devido ao fato de sua mulher ser judia. Como o relacionamento de Hindemith e o PSN começou a piorar ele acaba se exilando, em 1936, na Suíça. Com a 2ª guerra mundial ele vai em 1940 para os EUA e é muito bem recebido (lhe foram feitas diversas encomendas, já q era uma celebridade da época). Foi nesse período que ele compõe o concerto para Violoncelo e orquestra. (encomenda pela Sinfônica de Boston, em 1941, que acabou acolhendo-o + tarde)

Ele viveu nos EUA como professor e como compositor e em 1963 volta a Europa e morreu de pancreatite aos 68 anos. Ele fez projetos educativos e pedagógicos que são muito influentes e utilizados até hoje.


Um abraço a todos,

John Blanch

Nenhum comentário:

Postar um comentário