domingo, 14 de junho de 2009

Temporada OSESP - (Britten/Mozart/Sibelius)


Yoram David regente
Alexandre Tharaud piano

Benjamin Britten - Sinfonia de Réquiem, Op.20
Wolfgang Amadeus Mozart - Concerto nº23 para Piano KV.488
Jean Sibelius - Sinfonia nº 5 em Mi b maior, Op.82




O concerto dessa semana, da temporada OSESP, esta sendo apresentado pelo regente convidado Yoram David, que ja veio diversas vezes aqui na Sala SP reger a orquestra. Acredito que ele seja um dos regentes internacionais que mais regeu a osesp nesses últimos anos.

Comentário sobre o concerto de quinta feira - 4 de Junho de 2009, 21:00h:

série Carnaúba


Consegui infelizmente assistir apenas a segunda parte do concerto. (hoje vou novamente para assistir a primeira parte).

Vou ser sincero a respeito do que achei :

Não gostei nada das cordas nesta quinta feira no Sibelius. Não sei se é porque a sala estava um pouco vazia mas achei a orquestra sem vontade nenhuma de fazer música. Faltou "aquela" coisa, não sei explicar, não consegui ficar "tocado" por essa execução. Principalmente no primeiro movimento, poxa vida....uma melodia tão sofriiida, tão melancolica, foi tocada tão "ordinariamente"!!! Faltou som, vibrato!! Ahhhh, sai descontente =[

Outra coisa que me incomodou muito foi a falta de macrodinamica geral nessa execução, estava muito picotada, faltou "continuidade", iria dizer que pode ter sido o tempo escolhido em certos momentos mas depois de ouvir obras grandiosas com regentes do estilo de celibidace e karajan (que adoram desacelerar o tempo) percebi que não é uma desculpa plausível para isso...

Essa sinfonia me lembrou muito os efeitos sonoros da musica de debussy e melodias muito românticas que me fez lembrar trilhas sonoras orquestrais. Achei essa mescla extremamente interessante! Os temas da música são GENIAIS, eu particularmente gostei muito! Sai da sala SP cantando o tema, ele fica na cabeça, quem assistir vai ver!! Principalmente a do 3 mov! (Só achei que a orquestra podia ser mais bem explorada...)

Reparei em algo de certa maneira curiosa nessa obra: em diversos momentos, principalmente em momentos de apse da música: quando não tinha muitos graves tocando, tinham muitos agudos....quando não tinham muitos agudos só tinha grave!
Parabéns aos sopros!!! Devo parabenizá-los, gostei muito, mesmo que o contexto geral da obra ficou picotada, temos certeza que não foi por culpa deles: extremamente musicais!! Isso fica evidente quando no segundo movimento (se não me engano) os sopros fazem uma melodia em stacatto (muito bem fraseado, e fazendo as duas ultimas notas da frase soarem comoum eco) e a orquestra faz o pizzicato meio que acentuando a ultima nota da frase (totalemnte anti natural!!...aaaaaaah! me revirei na cadeira..hahahaha)

Bom, vou hoje (sexta) novamente..vamos ver se isso foi pq era quinta feira...com o passar dos dias sempre melhora!!

PS:Eu faço essa crítica pois quem tocou esse Sibelius foi a OSESP. Se fosse qualquer outra orquestra eu ficaria quieto...mas sei que a osesp não é uma orquestra qualquer de país de terceiro mundo que fica contente com tudo! Sei do que são capazes!!


Comentário sobre o concerto de sexta-feira - 5 de Junho de 2009, 21:00h:

série Paineira


Hoje é sexta-feira, dia 5 de Junho de 2009.
Comentarei a primeira parte do concerto:
O requiem de Britten é incrível, e também extremamente melancólico, mas já vou avisando: deve ser visto com outros olhos (quer dizer, ouvido com outros ouvidos?hahaha). Sendo uma música contemporânea (porém com um pé no tonalismo, graças a deus!), pode ser um pouco difícil de compreende-la no começo, mas tenho certeza de que quando a percussão entra com aquela devastadora potência e sonoridade, qualquer um fica encantado e é bem provável que se arrepie. (No mínimo eu fiquei super tocado pela obra). É legal tentar entrar no clima antes de ouvi-la, afinal, é um requiem, e não uma sinfonia fantástica de berlioz!

Posso dizer com convicção que a orquestra se superou no Britten, e com o apoio da percussão e dos metais formaram uma atmosfera incrível! No mínimo aqui no Britten pude ter certeza que as cordas estavam realmente com "vontade" de fazer música, e não faziam por "obrigação" (desculpa, mas tive essa impressão no Sibelius). Parabéns a Osesp, muito bem feito o réquiem, emocionante!

A respeito do concerto de Mozart posso dizer que este concerto 23 é um dos meus prediletos e sem duvidas o segundo movimento é uma das melodias mais maravilhosas que conheço de Mozart! É uma teia que vai unindo os diversos instrumentos, inclusive o piano com uma melodia muito rica! (não foi o melhor exemplo do que quis dizer, mas não tenho palavras para explicar essa sensação, só sei que é maravilhoso). Infelizmente não gostei do concerto executado por esse pianista: entre outras coisas,o que mais senti foi falta de som!!! Eu estava na frente e quase não ouvia direito, essa falta de projeção com certeza foi mais cruel para quem estava na ultima fileira (isso se conseguiu ouvir algum piano =X). Se eu tivesse assistido esse concerto e ido embora iria ficar com um conceito sobre o pianista muito negativo. Por sorte hoje tive a oportunidade de ter uma masterclass com ele. Me aconselharam a tocar musica francesa pois ele é especialista nesse repertório.
Eu cheguei para a master com uma "baixa espectativa" (esqueci de comentar ai em cima também outra coisa, ele tocou o concerto com partitura e a orquestra conseguiu ser mais musical que ele, principalmente no tema do segundo movimento! Ocorreram alguns "pecados" mozartianos, entre eles, tocar um mozart monótono e "comum" do começo ao fim e fazer um baixo muito "porrabile" em certas partes, sim, ele conseguiu fazer porrabile nas horas mais fortes e faltar som no geral...)

voltando..

Hoje eu tive a oportunidade de conhece-lo melhor, e tive uma das melhores masterclasses de piano da minha vida. As primeiras impressões enganam!!
Ele conhece MUITO bem o repertório francês, e falou muitas coisas interessantíssimas. Quando ele foi tocar para dar o exemplo não tive dúvidas: ele é um ótimo pianista e interprete de musica contemporânea e especialmente francesa, só que foi infeliz na escolha desse concerto de Mozart. A todos que forem assistir o concerto, lembrem de uma coisa: sua especialidade nao é Mozart, ele sabe muita mais música do que ele demonstra nesse Mozart.
Resumindo:
O pianista é muito bom, mas o concerto não foi nada bom. (contraditório né?)

Vou assitir amanha(sabado), novamente, para ver se melhora!


Comentário sobre o concerto de sabado - 6 de Junho de 2009, 16:30h:

série Imbuia


Fui sábado novamente mas continuo com as mesmas opiniões xD

Muitos amigos que assistiram o concerto, criticaram principalmente a sinfonia de Sibelius. Não a execução, e sim a música!!
Eu discordo dessas opiniões. Posso dizer que é sim um pouco "diferente", digamos assim....mas acho que não é totalmente culpa da música.

Vou tentar explicar meu ponto de vista, que pega uma questão delicada, e por mais confuso que seja, vou tentar resumir:

Eu vou arriscar (posso estar errado), mas acredito que isso, quem deve explorar e fazer com que não soe picotado é o regente. Toda a obra, por mais "estranha" que seja (o adjetivo que quero utilizar NÃO é esse, mas vai assim mesmo), ela tem um fundo de lógica, sentido, e compreensão.

Eu sou do tipo que não gosta muito de fazer algo que contradiz a partitura, mas digamos que em uma certa música existe uma passagem que nossos "ouvidos contradizem" o que está escrito. Por exemplo, a utilização da surdina nas cordas bem no apse da música... (isto aconteceu no Sibelius)

Acho que se algo não está soando como poderia, devemos tentar encontrar qual é o motivo. Se isso era realmente que o compositor gostaria, devemos respeita-lo...mas se tivemos certeza que mudando pequenas coisas, poderíamos melhorar o resultado da execução, por que não preenche-la com uma agógica maravilhosa?
Bom é isso,

Abraço a todos,

John Blanch

Nenhum comentário:

Postar um comentário