sexta-feira, 3 de julho de 2009

News - Maria João Pires X Portugal


Maria João Pires renuncia nacionalidade Portuguesa
Maria João Pires nasceu em Lisboa, em 1944, e deu o primeiro recital público em 1948. Desde os anos 70, ela tem dedicado o seu tempo também à reflexão sobre a importância da arte na vida, na comunidade e na educação. Foi nesse sentido que, em 1999, criou em Castelo Branco (portugal), o "Belgais"(centro de estudo para as artes). Atualmente ela expande esse mesmo ensino e filosofia do projeto educativo aqui no Brasil



Ela, que completa 65 anos no próximo dia 23 e quem considero uma das maiores interpretes de Chopin e Mozart da atualidade, comunicou a imprensa de Portugal que vai renunciar à nacionalidade portuguesa. Ela vai optar por ficar apenas com a brasileira. Isso se deve, entre outros motivos, o "pouco caso" que o governo portugues dava ao projeto de Belgais, em Castelo Branco

A notícia divulgada pela Antena 2 diz: "Maria João Pires está farta dos coices e pontapés que tem recebido do governo portugues"

A sua filha, afirma não estar ciente dessa declaração. "Não sei de nada. Isso é um assunto pessoal que não faz notícia, sequer" [...] "Não vou falar com ela nem chateá-la com isso"

O jornalista que soube dessa noticia, João Paulo Guerra, disse que encontrou Maria João Pires casualmente em um Shopping e no desenrolar da conversa ela comentou que ia renunciar a cidadania Portuguesa.

Resumo e adaptação da notícia postada originalmente no site
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1293231

Nenhum comentário:

Postar um comentário