quarta-feira, 29 de julho de 2009
News - Martha Argerich
Neste domingo, lendo o jornal “O Estado de S. Paulo” encontrei uma matéria muito interessante de João Marcos Coelho sobre a exímia pianista argentina Martha Argerich. Simplicidade? Caráter forte? Humilde? Esnobe? Sincera? Como definir a misteriosa Martha Argerich?
A sua incrível liberdade pessoal e artística faz dela, a meu ver, uma das poucas personalidades do mundo da música clássica que parece ser “autêntica” no que faz. Argerich chegou a renunciar, nos últimos dez anos, às performances de piano solo. Seja fugindo das luzes da ribalta ou recusando-se a exibir-se como virtuose, o que importa é que ela consegue conquistar e encher os corações das outras pessoas com um sentimento puro e indescritível que vem sendo levado através dos séculos e se resume, mesmo que vagamente, em duas palavras: Música Clássica.
Desde 2002, Martha Argerich comanda o Festival de Lugano, na Suiça. Os concertos são gravados ao vivo e disponibilizados no CD anual do festival (da gravadora EMI) em streaming no site do festival. (para abrir o site com os streamings clique aqui)
Para ler a notícia do Estadão na íntegra clique aqui
O concerto tríplice de Beethoven com Martha Argerich e os irmãos Capuçon saiu no CD “Lugano-2008” e hoje encontrei na internet o vídeo dessa gravação. Posto o vídeo abaixo:
Bom, é isso..
Divirtam-se
Um abraço a todos,
John Blanch
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse... não... era o... Dudamel?
ResponderExcluirPor que a gente não vê essas coisas por aqui?!?
(E como faz caretas esse Capuçon do violoncelo!)
Caio Z.
Concerto de mestres =]
ResponderExcluirJohn
ResponderExcluirJá viu o DVD Evening talks?
Fantástico!
Rita
Oh! Agora há pouco ouvi Martha tão suave no Concerto de Schumann, que até me surpreendi agora com essa interpretação "normal" (meio furiosa - digamos assim...) do final do MAGISTRALÍSSIMO tríplice, de Beet. - São momentos: tanto do autor quanto do intérprete. (Que fazer?...)
ResponderExcluirObrigado, de qualquer forma!
Brasil, 01.05.2010, 18h52min .