quarta-feira, 29 de julho de 2009

News - Martha Argerich


Neste domingo, lendo o jornal “O Estado de S. Paulo” encontrei uma matéria muito interessante de João Marcos Coelho sobre a exímia pianista argentina Martha Argerich. Simplicidade? Caráter forte? Humilde? Esnobe? Sincera? Como definir a misteriosa Martha Argerich?



A sua incrível liberdade pessoal e artística faz dela, a meu ver, uma das poucas personalidades do mundo da música clássica que parece ser “autêntica” no que faz. Argerich chegou a renunciar, nos últimos dez anos, às performances de piano solo. Seja fugindo das luzes da ribalta ou recusando-se a exibir-se como virtuose, o que importa é que ela consegue conquistar e encher os corações das outras pessoas com um sentimento puro e indescritível que vem sendo levado através dos séculos e se resume, mesmo que vagamente, em duas palavras: Música Clássica.

Desde 2002, Martha Argerich comanda o Festival de Lugano, na Suiça. Os concertos são gravados ao vivo e disponibilizados no CD anual do festival (da gravadora EMI) em streaming no site do festival. (para abrir o site com os streamings clique aqui)

Para ler a notícia do Estadão na íntegra clique aqui

O concerto tríplice de Beethoven com Martha Argerich e os irmãos Capuçon saiu no CD “Lugano-2008” e hoje encontrei na internet o vídeo dessa gravação. Posto o vídeo abaixo:



Bom, é isso..
Divirtam-se

Um abraço a todos,

John Blanch

4 comentários:

  1. Esse... não... era o... Dudamel?
    Por que a gente não vê essas coisas por aqui?!?

    (E como faz caretas esse Capuçon do violoncelo!)

    Caio Z.

    ResponderExcluir
  2. John
    Já viu o DVD Evening talks?
    Fantástico!
    Rita

    ResponderExcluir
  3. Oh! Agora há pouco ouvi Martha tão suave no Concerto de Schumann, que até me surpreendi agora com essa interpretação "normal" (meio furiosa - digamos assim...) do final do MAGISTRALÍSSIMO tríplice, de Beet. - São momentos: tanto do autor quanto do intérprete. (Que fazer?...)
    Obrigado, de qualquer forma!
    Brasil, 01.05.2010, 18h52min .

    ResponderExcluir