sábado, 10 de abril de 2010

J.S Bach agradece...

Andras Schiff
Acabei de chegar do Teatro de Champs-Elysées, onde tive a oportunidade de ouvir um recital de piano inesquecível, que ficou na lista dos meus prediletos. O programa foi a integral das partitas para piano de J.S Bach. O pianista? Nada mais e nada menos que Andras Schiff!


Para muitos, Bach é um dos compositores mais difíceis de interpretar no repertório pianístico. Tudo começa pelo simples fato de que o piano não deve soar como um piano, e sim como um cravo. Porém, um cravo "especial", com uma certa finesse e elegância, sendo capaz de fazer grandes fraseados, uma vasta gama de timbres e uma enorme musicalidade.

Sempre que penso em ouvir algum CD de J.S Bach, em minha cabeça surgem dois nomes: Andras Schiff, e Ivo Pogorelich (Sim...suas gravações das suítes inglesas são incomparáveis).

Andras Schiff conseguiu o impossível. Deixou-me mais impressionado ao vivo que em suas gravações! Sutileza, "finesse", caráter, precisão, construções de frases incrivelmente bem feitas e equalização praticamente impecável. Do começo ao fim, o pianista húngaro não encostou no pedal. Foi um Bach puro, com um charme original e único.

Andras Schiff: Meus ouvidos e J.S Bach Agradecem!

Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)

5 comentários:

  1. Estou indo atrás de todas as gravações que vc recomenda obrigado

    ResponderExcluir
  2. No futuro acho que abrirei um post onde indico boas gravações, intérpretes, orquestras e solistas.
    Obrigado pela idéia!!
    Grande abraço,

    J.B

    ResponderExcluir
  3. Andras Schiff tem um dvd com as Suites . Certamente é um dos pianistas mais equilibrados do período Barroco . Ângela Hewitt dentre outros , me parece ''romantica'', com uso excessivo de dinâmica, ou seja dos pedais , que aqui você faz questão de ressaltar que Andras não usa. Gould , com sua idiossincrasia, por vezes cansa, com seus arpejos e parece estar ''no automático''. Rosalyn Tureck , que eu adoro , é muito contida, meio ''cool'', extremammente intimista.
    Entre os exageros Românticos de Hewitt e a contenção de Rosalyn , Andras me parece o mais equilibrado, seu piano parece ter a cantabilidade adequada para se aproximar do Cravo , que nestas suites , certamente é o instrumento mais adequado.
    Ivo não exagera na dinâmica , John ?

    ResponderExcluir
  4. Grandes gravações de Andras também para o Cravo Bem Temperado e Variações Goldberg. Aliás , ele gravou toda a obra de Bach para teclados em 10 cds , pela Decca.

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que visito o blog e achei visualmente muito interessante. O autor do blog não conheço, mas gostei da iniciativa. Quanto a Bach, é meu compositor favorito. Pelo muito que já li sobre a vida do mesmo aprendi a admirá-lo como pessoa e tê-lo, em alguns momentos, como exemplo. Só conhecendo a biografia do maior compositor de todos os tempos é que se entende por quê sua música é a mais tocante e comovente e excitante...rs...E como tudo na vida é gosto pessoal, já que estamos falando de interpretes de Bach, vou citar os que, na minha opinião, são os maiores: Martha Argerich, Dinu Lipatti e Regina Martins. A última infelizmente não lançou gravações, fato que lamento profundamente porque poucos tiveram o prazer de ouvir umas das pessoas mais musicais que já conheci.
    Me despeço e deixo um grande abraço a todos. Que 2012 seja melhor pra todos nós!

    ResponderExcluir