sábado, 29 de agosto de 2009

News - OFESP - Orquestra Filarmônica do Estado de São Paulo

Texto de Maurício Poletti:
Sempre comentamos da intervenção estatal em assuntos artísticos e de como isso é prejudicial ao bom desenvolvimento de um projeto de qualidade. Sempre comentamos como seria bom se tivéssemos uma Orquestra totalmente bancada pela sociedade.



Pois bem, eu estava ouvindo a CBN quando uma propaganda anunciava a criação da Filarmônica de São Paulo. Informava que a intenção era a criação de uma orquestra sem qualquer ligação governamental. No anuncio eles pediam para que empresas e pessoas físicas entrassem em contato para que tivessem mais esclarecimentos.

Eu entrei em contado e me informaram que a intenção é realmente conseguir sustentar toda a estrutura da orquestra apenas com o apoio da sociedade e que neste momento estão em fase de captação de recursos através de renuncia fiscal e doações. Já estabeleceram uma parceria com a Globo, o jornal Valor Econômico e a CBN para divulgação.

Acho importante conhecer bem o projeto para ver se está tudo certo (nos dias de hoje é bom ser precavido), mas se o trabalho for realmente sério eu acho que é uma belíssima oportunidade de termos uma orquestra realmente livre da politicagem.

Segunda eles, já tem um regente e um orçamento inicial de 4 milhões de reais (que é mais ou menos o que a Osesp tinha nos primeiros ano de reestruturação do maestro Neschling). A idéia é a principio se apresentar ao ar livre para que ela possa ser melhor divulgada.

Eles já tem um regente. O nome dele é Sérgio Chnee, brasileiro, graduou-se pela Fundação Getulio Vargas, estudou composição com Almeida Prado, Osvaldo Lacerda e Aylton Escobar. Mudou-se para a Russia onde estudou no Conservatório de São Petersburgo depois no Conservatório de Glinka na Sibéria. [...]

É... nunca o ouvi e não posso avaliá-lo... de qualquer forma acho que a criação de uma Filarmônica é algo que deva ser incentivado, Sim! Acredito realmente que se um projeto começar a ser desenvolvido de maneira séria, ele em breve começará a dar frutos e novos níveis de exigência serão colocados.

O Coordenador do projeto me passou um email com um PowerPoint do projeto, comentando os objetivos. Vou colocar o PowerPoint abaixo. Eles falam em valores, mas, é obvio, são para empresas. Eles tb. aceitarão contribuições de pessoas físicas.

Acho que o melhor é conhecer mesmo do que se trata. Escrever para eles... ligar... ter um contato maior.

Estou colocando abaixo o link para download do ppt. O email de contato e o Telefone. Tb. o site da empresa que está colocando esse projeto no ar.

OFESP – Orquestra Filarmônica do Estado de São Paulo - ofesp@ofesp.org

011.26261000

http://rapidshare.com/files/269499285/Concerto_com_o_Meio_Ambiente.ppt

Abraço a todos,

John Blanch

3 comentários:

  1. O PROJETO EM QUESTÃO E DE MINHA AUTORIA, DE MINHA PROPRIEDADE INTELECTUAL.

    EU CONCEBI O PROJETO SERIS CONCERTO COM O MEIO AMBIENTE, QUE FOI COPIADO NA ÍNTEGRA.

    O PROJETO PERTENCE A MIM E A OPSP, ORQUESTRA PHILARMÔNICA SÃO PAULO CUJO PRONAC É 0711177. O PRONAC DA CÓPIA É 087244 ISTO JA PROVARIA QUE O MEU PROJETO ANTECEDE AO CITADO.

    MAESTRO GOETHE

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    O link que você disponibilizou para download não foi localizado.
    Há a possibilidade de você me encaminhar o arquivo?

    thamartins@msn.com

    Att

    Thaís Martins

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente nao tenho mas esse arquivo em meu computador....

    J.B

    ResponderExcluir