segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Nova Visão - Zoltán Kodály e as Variações sobre uma Canção Húngara "O Pavão"

----------------------------------A HISTÓRIA----------------------------------
O compositor húngaro Zoltán Kodály (1882 – 1967) chegou a compor obras orquestrais e camerísticas, mas acabou sendo muito mais conhecido por suas contribuições na área de educação musical. Ele foi desde cedo um prodígio: aprendeu praticamente sozinho a tocar piano, violino, viola e violoncelo e além disso dedicou-se a composição. Pode-se considerar Kodály e Bartók como os músicos húngaros mais destacados de todos os tempos.



Quando o compositor tinha 19 anos ele entrou simultaneamente na Universidade de Budapest, onde estudou literatura húngara e alemã, e na Academia de Música de Budapest.

A partir de 1903, após uma viagem à Berlim, Kodaly passou a dedicar-se ao estudo da música folclórica húngara, fazendo diversas visitas ao interior rural da Hungria gravando e transcrevendo músicas folclóricas autênticas. Ele chegou a recolher (junto à Bartók) mais de 3.500 registros auditivos ente as 100.000 canções, peças, trechos e melodias populares húngaras catalogadas.

Como Bela Bartók também fazia esse tipo de trabalho (divulgação cultural húngara), não é de se estranhar que os dois tiveram uma forte e duradoura amizade chegando a publicar juntos diversas coleções notáveis sobre a música folclórica húngara. [Uma delas era sobre a diferença entre a legítima música húngara e a música dos ciganos húngaros, que o próprio Liszt havia se confundido (danças húngaras)]

PS:A tese de doutorado de Kodály foi uma profunda dissertação analisando estruturalmente esse tipo de música.


Em suas composições, é possível encontrar tanto a tradição clássica, romântica, impressionista e modernista, quanto as tradições folclóricas húngaras e do leste Europeu.

A partir de 1920 Kodaly preocupou-se intensamente com a formalização do ensino musical e criou, em cima do modelo do Conservatório de Paris do séc.XIX (que no seu ponto de vista já estava obsoleto) um novo modelo, onde utilizava o canto como meio de formação musical, revolucionando o sistema de aprendizagem musical. Esse modelo deu origem ao que hoje chamamos de "Método Kodaly", que junto ao método de Carl Orff, é atualmente muito aplicado em escolas de música. PS:É importante lembrar que Kodaly não chegou a “criar” esse método. A sua filosofia de educação serviu de inspiração para seus “discípulos” que desenvolveram o método ao longo dos anos

Kodaly conseguiu uma consagração definitiva e fama mundial apenas em 1923, com sua obra "Psalmus Hungaricus", composta especialmente para comemorar o 50ª aniversário da unificação das cidades de Buda e Pest. Após essa apresentação ele foi convidado a viajar pela Europa regendo suas próprias composições, mas mesmo assim jamais abandonou o que ele próprio considerava sua principal obra: a sistematização da música e divulgação da cultura húngara.

Nem com a 1ª Guerra Mundial Kodaly parou o seu trabalho e quando a 2ª Guerra Mundial eclodiu, ele não só ficou na Hungria para defender sua esposa (que era judia) como também facilitou a fuga de inúmeros prisioneiros (O que o colocou na lista preta do Gestapo*). Esses atos do compositor sempre foram vistos pelos húngaros como um sinal de amor patriótico e nos anos seguintes ele foi homenageado por inúmeras organizações acadêmicas, musicais e políticas ao redor do mundo. [Kodaly teve diversos títulos e nomeações em sua vida, sendo as mais importantes como Presidente da Comissão de Musicologia (1951), como presidente do Conselho internacional de música folclórica (1961) e como Presidente honorário da Sociedade Internacional de Educadores musicais. (1964)]

A sua obra contribuiu para dar a seu país uma música autenticamente nacional. Ele faleceu com 84 anos em Budapest (1967) como “herói nacional”, respeitado na Hungria e internacionalmente.

* Gestapo é a abreviação de Geheime Staatspolizei, que significa "polícia secreta do Estado" [no caso, era da Prússia (URSS)]. O Gestapo chegou a se unir com o SS (organização ligada ao partido comunista) e perseguia os opositores


O MÉTODO KODALY
Hoje em dia existem dois principais métodos muito utilizados em inicialização musical: Método de Orff (educação musical através do ritmo), e o método Kodaly (educação musical através do solfejo).

Kodaly acreditava que se nos solfejos as crianças associassem o elemento sonoro (a altura da nota) com um elemento visual (gesto da mão), elas aprenderiam com mais eficiência e teriam um domínio maior da sua afinação. [podendo até ser mais fácil o desenvolvimento de um ouvido absoluto*. .

O método é tão eficiente que até um grupo de crianças sem nenhuma educação musical consegue aprender a solfejar em alguns minutos.

Como disse acima, o método não foi inventado por kodály. Os fundamentos do compositor foram encorporados e hoje em dia é conhecido por Método Kodály.

*Ouvido Absoluto, é quando uma pessoa consegue identificar qualquer nota musical sem nenhuma referência. Por exemplo: uma pessoa ouve a sirene de uma obra de construção do vizinho e consegue dizer "Ah! A sirene é um Si bemol!!". Eu acredito que todos nós possuímos o ouvido absoluto, a diferença é que alguns desenvolvem com maior facilidade e outros não.


CURIOSIDADES

-Você sabia que as melodias folclóricas que Kodaly usava em suas composições tinham mais de 1500 anos?
-Se Kodály é tão importante, porque ele é tão "desconhecido"? A música de Kodaly é muito celebrada na Hungria mas possivelmente não é tão conhecida pois além do difícil momento histórico em que ele viveu (as 2 grades guerras e os conflitos geopolíticos da região), o compositor, que era extremamente tímido, focou em "educação musical" e "etnomusicologia". [Ele também não chegou a romper as barreiras do leste Europeu com suas composições]

------------------------------------------------------------------------------
Moderato -
Variação 1 -
Variação 2 -
Variação 3 -
Variação 4 -
Variação 5 -
Variação 6 -
Variação 7 -
Variação 8 -
Variação 9 -
Variação 10-
Variação 11-
Variação 12-
Variação 13-
Variação 14-
Variação 15-
Variação 16-
Finale -
---------------------------------A MÚSICA---------------------------------
A obra foi encomendada por Willem Mengelberg (Diretor musical da Orquestra Concertgebouw da Amsterdam) para comemorar os 50 anos da orquestra de Amsterdam e foi composta em 1938-39 e a intenção do compositor era mandar uma mensagem de paz para o mundo. (Isto está implícito na obra...)

PS:Consegui dividir as variações em faixas de audio diferentes e fazer o upload delas, mas como o tempo não permite (Fiz um recital de piano no fds passado e tenho um próximo em 2 semanas; O próximo concerto da OSESP já é amanha; três concertos interessantes aconteceram no fim da semana também etc...), não conseguirei fazer uma analise auditiva da obra e posta-la detalhadamente. Posso retoma-la no futuro, dependendo dos leitores do blog (se realmente quiserem um post posso faze-lo, mas só se tiverem pessoas interessados nele...)

Bom, é isso

Abraço a todos,

John Blanch

2 comentários:

  1. Muito bom, John! Se vc analisar mais detalhadamente "O Pavão", eu vou ler, é claro. Se me permite fazer apenas uma sugestão e eu sei que é fácil falar, mas acho que seria de maior proveito se você postasse sobre as obras antes dos concertos e não depois, porque aí poderíamos ir para o concerto com maior bagagem intelectual, etc. Isto, claro, não significa que postar depois não seja já de imensa validade! Obrigada, Bea

    ResponderExcluir
  2. Minha intenção era essa mesmo, mas nos últimos dias tive muito pouco tempo para dedicar-me ao blog devido a compromissos de piano e acabei ficando atrasado e tenho que correr atras! Vou aproveitar que na semana que vem não teremos concertos da osesp e acabar tudo e até adiantar o possível! Se eu conseguir recuperar o tempo perdido, pretendo, a partir dos concertos de Setembro, conseguir sempre postar no mínimo na quarta ou quinta feira (antes do concerto).

    Obrigado pelo comentário! =]

    ResponderExcluir