domingo, 30 de agosto de 2009

Nova visão - Serguei Prokofiev e a Sinfonia n.1

----------------------------------A HISTÓRIA----------------------------------
Prokofiev (1891 – 1953) é um dos mais celebrados compositores russos do período moderno mas nem Prokofiev nem Shostakovich foram compositores nacionalistas (no sentido mais restrito do termo).



Em 1904 ele foi estudar no conservatório de St. Petersburgo (era o mais jovem aluno de lá)e já nos primeiros anos tinha a fama de “garoto terrível e rebelde”. As obras que ele compunha na época em que se formava no conservatório costumavam divertir os colegas e deixar os professores pasmos de espanto e de horror. (Prokofiev nunca gostou do método de educação do conservatório, e preferia compor "obras originais")

PS: Mais tarde esse "garoto rebelde" iria se tornar um grande compositor, e lamentaria ter desperdiçado a oportunidade de aprender mais com Rimsky-Korsakov no conservatório de St. Petesbrugo.


A música de Prokofiev é dividida em dois grandes grupos, por um lado temos obras com caráter “pós romântico”, herdado de Scriabin e Rachmaninoff e por outro temos um lado mais sarcástico (ritmos mais peculiares e obras extremamente dissonantes.

O compositor terminou de compor a Sinfonia n.1 pouco antes da Revolução de Outubro (Revolução Russa de 1917), mas logo em seguida Prokofiev foi para os EUA. Apesar de ser comparado com os outros grandes famosos compositores russos exilados como Rachmaninoff, chegou a ter dificuldades financeiras e resolveu ir para Paris (1920), para não retornar à Rússia como "um fracasso".

Após o sucesso na França, ele resolveu voltar para a União Soviética (1935), mas nesse período existia uma certa relação de repreensão entre os oficiais russos e a música moderna. A “União dos Compositores” reprimia e isolava cada vez mais os compositores russos do resto do mundo, limitando suas influências (policiais “seguiam” os compositores para conferir se eles estavam obedecendo à regulamentação estabelecida por eles para a "música aceitável”).

Não de se entranhar que Prokofiev tenha tido alguns problemas com as autoridades e chegou a ser extremamente criticado por elas na década de 40, mas apesar disso, ele sempre variava em compor algumas músicas que agradavam os oficiais soviéticos, e outras que agradavam os "vanguardistas" ou "revolucionários musicais".

Prokofiev morreu de hemorragia cerebral em 5 de Março de 1953 (no mesmo dia do líder do partido comunista, Joseph Stalin).

------------------------------------------------------------------------------

Mov.1
Mov.2
Mov.3
Mov.4

---------------------------------A MÚSICA---------------------------------

O compositor terminou de compor a Sinfonia n.1 em Ré maior, op.25 pouco antes da Revolução de Outubro (Revolução Russa de 1917), e foi chamada pelo próprio compositor de “Sinfonia clássica”, já que tudo indica que ela foi inspirada no estilo clássico de Haydn e Mozart.

Em sua estréia, os mais tradicionalistas da época simplesmente acharam que a Sinfonia n.1 era uma grande piada de mal gosto e julgavam-a ser apenas uma "tiração de sarro" aos grandes mestres do passado mas hoje em dia, entendemos essa sinfonia como uma simples homenagem ao mundo de Haydn e seus contemporâneos.

O caráter alegre e risonho permanecem no decorrer de toda a obra, e apesar de não ser minha sinfonia predileta, gosto de ouvi-la esporadicamente. Podem me chamar de louco mas a impressão que tenho quando ouço a Sinfonia de Prokofiev n.1 é a de que Haydn viveu mais 200 anos e resolveu compor sua última sinfonia nos tempos modernos, a Sinfonia n.105. rs

Abraço a todos,

John Blanch

Um comentário:

  1. Gosto muito de Prokofief, e ao contrário do seu caso, a "Clássica" é minha Sinfonia predileta do mestre. Aliás, não sou muito fã das Sinfonias de nosso amigo Sergei. Além desta, a única outra que me atrai é a de n.6. De modo geral, prefiro as sinfonias de Shostakovich. Abração
    Paulo Tavolaro

    ResponderExcluir