segunda-feira, 3 de agosto de 2009

News - Novas obras de Mozart (2)

Há uma semana, publiquei também um outro post à respeito dessas duas obras inéditas de W.A Mozart (1756 - 1791). Quem quiser ler o post clique aqui



As obras encontradas de Wolfgang Amadeus Mozart (um movimento de concerto para piano e um fragmento de prelúdio) foram compostas quando o compositor tinha apenas sete ou oito anos e foi comprovado que a grafia da partitura do fragmento do prelúdio é de seu pai, Leopold Mozart.
Como naquela época Mozart ainda não dominava a técnica de notação musical, ele possivelmente deve ter tocado ao piano, enquanto o pai escrevia (essa é mais uma prova de que Mozart foi um autêntico menino prodígio).



Essas obras, que ficaram arquivadas por décadas como de autoria anônima, já estavam em um livro que da fundação desde 1864. Até agora, as 18 peças que integram o "livro de notas de Nannerl" (Nannerl era o apelido da irmã de Mozart) eram atribuídas ao pai do famoso músico ou a autores anônimos. Mas, após estudar toda uma série de indícios, os analistas chegaram à conclusão de que foram criadas por Mozart quando ele era criança. (Estadão, caderno 2)

O movimento do concerto para piano, que tem 75 compassos e cinco minutos de duração, é considerado como a primeira composição orquestral de Mozart, e embora faltem partes orquestrais, é um elo importante para a compreensão do desenvolvimento de Mozart como compositor.

Você deve se perguntar: Se a letra é de Leopold Mozart, porque a obra foi atribuída a W.A Mozart? Na conferência, o chefe das pesquisas da Fundação Mozarteum Internacional, Ulrich Leisinger declarou que na obra "há erros de composição, [...]discrepâncias óbvias de virtuosidade técnica e certa falta de experiência em compor", o que provavelmente seria a prova de que o estilo das composições dificilmente seriam da autoria do experiente músico e compositor Leopold Mozart.

As duas novas obras de piano de Mozart foram executadas ontem, pela primeira vez em público, na casa onde residiu Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo). O cravista Florian Birsak foi quem as tocou no próprio piano de Mozart. O vídeo pode ser conferido abaixo:




Abaixo vídeo resumido da RTP (Radio e Televisão Portugal) com legendas.

Um comentário:

  1. gostaria de saber qual e adiferença entre dus flautas transversal jupter e a yamaha pois eeu nao tenho muitos recursos financeiros

    ResponderExcluir