segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Com ou sem partitura?

Recital de Ivo Pogorelich
Se um pianista entra no palco carregando sua partitura, muitos músicos já imaginam: “Coitado... esse vai fazer besteira... não sabe direito a música”, enquanto se um solista faz um concerto sem partitura, parte do público fica maravilhado: “Como ele consegue saber todas as notas, ele é um gênio?”.  Sem dúvida uma dessas duas opções já passaram pela sua cabeça, mas afinal, será que existe alguma regra para isso? 

O fato é que normalmente, por segurança, a música de câmara e orquestral é executada com partitura e os concertos e recitais “solo” (principalmente de piano) sem partitura. Isso acontece, pois tanto na música de câmara quanto na orquestral diversos músicos estão envolvidos e muitas vezes durante a obra existe pausas individuais tão longas que seria necessário ser praticamente um matemático para ter a seqüencia exata de pausas na cabeça para acertar a entrada.

Gostaria de deixar claro a todos que tocar com partitura não é nenhum sinal de fraqueza ou de Alzheimer. O único problema é que a sociedade acabou criando certo preconceito e devido a isso muitas vezes quando colocamos uma partitura na nossa frente o nosso cérebro inconscientemente faz com que nós tenhamos uma postura de “aluno” e de “inseguro”. Essa síndrome de inferioridade obviamente cria uma barreira psicológica entre nosso cérebro e a música acabando assim com nossa concentração e fazendo com que nós não consigamos transmitir a verdadeira retórica da música ao público.
 
Tocar sem partitura também não é nenhum sinal de genialidade ou de superioridade.  É importante lembrar que é cada vez mais raro encontrar um solista que toque sem partitura e saiba exatamente cada nota que deve tocar. Na realidade, quando nós, músicos, tocamos, existem vários tipos de memória que se complementam e facilitam a memorização da obra:

Antes mesmo de começar a estudar uma obra nova, já possuímos a memória auditiva dela (se já escutamos alguma gravação da obra). Quando começamos a estudá-la adquirimos a memória sensitiva, visual, e mecânica (De tanto estudar as vezes não precisamos nem pensar nas notas, os dedos parecem já ir sozinhos) e finalmente se paráramos para analisar a partitura conseguimos a memória intelectual. (Essa última é a mais trabalhosa e é a responsável por diferenciar um verdadeiro músico e um músico medíocre).

Infelizmente o que acontece é que muitos músicos já se contentam com a simples memória mecânica e ignoram a memória intelectual. O pior é que são poucas as pessoas que conseguem distinguir esses dois tipos de músicos.

Deixando o psicológico de lado, o importante é deixar claro que tocar com ou sem partitura não interfere nem determina absolutamente nada. (Ivo Pogorelich, por exemplo, apesar de sabere a música de memória prefere usar a partitura para conseguir ter uma maior liberdade de expressão e nem por isso ele perde a transcendência quando toca).

O nosso cérebro é mais complexo que imaginamos e uma simples explicação pode ajudar a desmitificar essa nossa cultura e admiração aos “sem partitura”.

Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)

15 comentários:

  1. Concordo plenamente John, vou tocar um concerto um tanto fácil de Oskar Rieding pra violino, o Opus 34 e resolvi memorizar tudo e tocar com partitura porque acredito ser mais seguro. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, John! Tá aí um mito que precisa muito ser quebrado!

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito na memorização da música a partir do que ela apresenta como estrutura, de como ela soa. Sou, como você disse, a tal memória intelectual. E não acredito na interpretação de uma música se a pessoa só decorou as notas ou se as lê numa partitura.
    Achei interessantíssimo sua colocação sobre a "síndrome de inferioridade" que a partitura pode causar. Muito boa explicação! Sempre senti coisas parecidas mas nunca soube colocar em palavras tão bem como você fez!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que vc diz Qto ao preconeceito em se tocar com partitura( e tb sem partirua tb existe esse tal de pre-conceito). O que eu levo prá minha vida qdo eu tenho que executar uma peça é simplesmente o seguinte: o importante é a execução e interpretação independente das ferramentas que eu irei usar no palco. MAs muita gente não pensa dessa forma, pensam em relação ao que ao que os outros vão achar.

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria! Lembrando que o inventor disso, ou seja, tocar de memória, foi o compositor e virtuose Liszt. E a palavra "de cor", significa literalmente "do coração" vem do latim, "cordis", assim tocar de memória é uma prática dos ideais do romantismo.

    Obrigado pela matéria!

    ResponderExcluir
  6. John acho que usar ou não partitura depende muito de cada um.Eu por exemplo prefiro memorizar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, obrigada MESMO por esse post. Eu sempre me senti, de certa maneira, inferior por usar partitura em audições e recitais. Eu adquiri esse hábito por causa de uma vez na qual, sem partitura, 'me deu branco' de dois movimentos inteiros! Fiquei com trauma e agora só toco com partitura. É bom saber que alguém tão inteligente e, imagino, bom pianista, escreva algo do tipo aqui no blog.

    Abraço. :)

    ResponderExcluir
  8. Richter tocava maravilhosamente com partitura. O problema dos músicos eruditos é o amor as convenções que remontam da epoca da igreja e da corte. O que importa é tocar bem. Se tem fumaça de gelo seco, circo de soleil, junto a execução, não importa. se faz bem com partitura, problema de ninguem!
    O que vale é o que o mucisista traz de expressão na execução. Aliás, quando vão escrever um mesmo artigo falando da roupa de garçon que o músico usa como uniforme da categoria? nem médico usa muito mais o branco...

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, os únicos que se preocupam com essa questão de tocar com ou sem partitura, são os próprios pianistas. Não devemos esquecer que a principal característica da música é a continuidade, e se o pianista parar de tocar para virar uma página, esta continuidade será interrompida. Acredito que algumas músicas são mais adequadas para um recital com partitura - por exemplo, as miniaturas - neste caso as páginas podem ser colocadas lado a lado. O "virador de páginas" às vezes não sincroniza com o pianista.

    ResponderExcluir
  10. Liszt foi um pianista inovador. Criou um estilo,onde o pianista toca sem partitura. Depois dele, os pianistas passaram a tocar de memória. Porém, com o passar do tempo alguns pianistas passaram a buscar alternativas. É o caso do Richter. Atualmente, pianistas altamente qualificados como Marc-André Hamelin e Boris Berezovsky já foram vistos tocando em público com partitura. Não podemos negar um fato: os recitais onde o pianista toca tudo de memória são emocionantes. Porém, tocar com partitura jamais tira da música seu principal atrativo: a beleza.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post, mas descordo em um aspecto, a memória intelectual interfere no momento "sentimental". A música em si deve ser interpretada de forma que você sinta tudo o que está sendo transmitido, porém, se você estiver focado na lembrança da partitura, você não poderá tocar de forma "completa". Um exemplo é Alice Sara Ott, que toca música de níveis altíssimos e nem por isso perde a sensibilidade e genialidade

    ResponderExcluir
  12. achei muito boa a colocação, eu toco piano em restaurantes e nao uso partituras, so faço mesmo uso delas quando nao conheço bem a musica então faço-a como ferramente de treino.;uso mais a memoria "sentimental" e nunca toco musica que nao conheço, pois primeiro eu aprendo a musica para depois toca-la.para aprende-la sempre que possivel faço uso da partitura>

    ResponderExcluir
  13. eu toco flauta e uso a partitura, pois sem ela me dá um branco violento. obrigado

    ResponderExcluir
  14. é a pura verdade. muito bem explicado.

    ResponderExcluir