sexta-feira, 4 de junho de 2010

A música sempre tem a última palavra...

Sophie Hunger
Quando vamos a um concerto que não é música clássica sabemos muito bem que estamos indo a um ambiente completamente diferente onde normalmente a agitação e euforia tomam conta do lugar.

Sempre ouvi muitos músicos eruditos (entre eles eu) reclamarem desse tipo de público, dizendo que eles quase sempre não sabem ouvir música e só vão para fazer baderna. Lamento dizer mas dessa vez, estávamos completamente equivocados.

Ontem fui a um simpático teatro parisiense chamado "La cigale", muito conhecido por seus concertos de estilos alternativos. Assisti o show de Sophie Hunger, uma cantora excepcional com uma voz extremamente sensual que faz um estilo folk bastante original. Com sua guitarra acústica/piano e com o acompanhamento bem leve e sutil da banda evocando um pouco de jazz, folk, blues e até mesmo rock em algumas músicas, é difícil explicar exatamente seu estilo.  Clique aqui para ouvir Sophie Hunger

Após fazer um apelo contra nossas ações que acabam sendo responsáveis pelo trágico destino da humanidade e do mundo, o grupo tocou sua última música, extremamente melancólica, que terminou com um decrescendo de arrepiar feito pelo piano e quase um sussurro da cantora. Quando a última nota foi feita, presenciei durante aproximadamente 3 minutos algo que sempre sonhei presenciar na música clássica e nunca tive a oportunidade: O silêncio absoluto. 

Até agora estou tentando entender como aconteceu isso. Na música clássica sempre tem algum aerado que acaba com o clima aplaudindo como louco antes mesmo da última nota ser feita. Como é possível em um show alternativo, o público estar tão hipnotizado pela música, que ficou escutando a beleza e a riqueza do silêncio  durante todo esse tempo?  

Graças a esses mistérios da vida temos a oportunidade de refletir e perceber que o preconceito erudito, muitas vezes, é bobagem, pois música é música e sempre será a forma de expressão artística mais transcendental e enigmática que existe.

Abraço a todos,

John Blanch
(Twitter / Formspring / Site / Email)

5 comentários:

  1. Você é ainda muito jovem, a experiencia de morar tão longe de sua casa e ter acesso a uma variedade enorme de opções culturais em Paris, vão sem duvida transformar sua visão sobre a vida e o mundo.
    Fico feliz em poder presenciar seu amadurecimento pois é gratificante nos dias de hoje ver um jovem tão envolvido com a Arte.
    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Pois esse silêncio é mesmo precioso. Ao vivo nunca assisti. Em gravação lembro-me de ter visto uma vez e mesmo assim foi necessário o maestro pedir de costas viradas para o publico e com as mãos que não houvesse aplausos, apenas silêncio.

    ResponderExcluir
  3. Tão jovem e teve oportunidade de viver o meu sonho...que privilégio.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu canal, estive conversando com seu pai no twitter, ele pediu para eu te contactar,tenho 12 anos, sou pianista,meu youtube tem mais de 100.000 vbisitacoes, me acesse ai http://www.youtube.com/user/GilvanGouveaMerola,
    Abracos,
    Gilvan

    ResponderExcluir
  5. Se você vivesse (eu não vivi) na época dos shows do Frank Zappa você teria tido essa experiencia ha muito mais tempo, até porque acho que ele concerteza mataria o idiota que fizesse barulho no silencio das musicas dele. XD

    ResponderExcluir